A utilização da IA para melhorar o processo ensino aprendizagem: O ChatGPT
“Da caixa de Pandora ao Mito da Caverna”

Partilhar

A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o chatgpt no processo de ensino-aprendizagem (PEA), pode ser visto como uma ferramenta que servirá para o desenvolvimento do conhecimento e na descoberta de novas ideias – no entanto, é crucial perceber que o chatbot, ou outras ferramentas de IA, não substituem o papel do professor, para já – apenas são importantes para fornecer informação. Contudo, e fazendo uma analogia com a história da caixa de Pandora, é preciso ter cuidado ao utilizar as ferramentas de IA para não abrir a porta a consequências negativas, tais como a utilização da informação sem uma análise crítica da mesma, por exemplo. Por outro lado, e também por analogia, o mito da caverna pode estar relacionado com ideia de que o chatbot pode ajudar a alargar a visão do mundo dos diferentes atores envolvidos no PEA através da descoberta de novas perspetivas e ideias.

Sessão dinamizada por:

Conselho Pedagógico

Voltar ao topo