Inteligência Artificial: Generativa ou Degenerativa

Data

Out 11 2023
Expirado

Hora

14:30 - 16:00

Local

Auditório 201
Universidade Portucalense

Organização

Fernando Moreira
Fernando Moreira
Email
fmoreira@upt.pt

Oradores

  • Paulo Novais
    Paulo Novais

    Paulo Novais é doutorado em Informática pela UMinho, na qual é professor catedrático do Departamento de Informática e lidera o laboratório ISLab do Centro ALGORITMI. Coordena também o maior laboratório associado de Portugal, o LASI, com mais de 500 cientistas de sete academias. Preside ainda a assembleia-geral da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, da qual foi o presidente da direção em 2016-2019. Representa Portugal nas comissões de Inteligência Artificial da International Federation for Information Processing (IFIP) e da International Organization for Standardization (ISO), sendo também membro sénior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Além disso, colaborou como perito da Comissão Europeia, venceu prémios científicos em vários países, coordenou e participou em diversos projetos de I&D, orientou mais de uma centena de dissertações e teses e é (co)autor de mais de 400 publicações científicas.

  • Luís Paulo Reis
    Luís Paulo Reis

    Luis Paulo Reis é Professor Associado com Agregação na Universidade do Porto e Diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação. É membro sénior do IEEE e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica e é presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial.Durante os últimos 30 anos, lecionou cursos e realizou investigação, na Universidade, sobre Inteligência Artificial, Robótica Inteligente, Sistemas Multiagentes, Simulação Inteligente, Machine learning, Jogos e Interação, Reabilitação Cognitiva e Física, Jogos Educacionais/Sérios e Programação de Computadores. Foi o investigador principal de mais de 30 projetos de investigação nessas áreas. Ganhou mais de 50 prémios científicos, incluindo mais de 15 competições internacionais RoboCup e melhores artigos em conferências como ICEIS, Robotica, IEEE ICARSC e ICAART. Orientou 22 teses de doutoramento e 150 de mestrado até a conclusão e está a orientar 12 teses de doutorado. Avaliou mais de 50 projetos e propostas para FP6, FP7, Horizon2020, FCT e ANI. Foi orador principal em diversas conferências internacionais como ICAART, ICINCO, LARS/SBR, WAF, IcSports, SYROCO, CLAWAR, WCQR e ECIAIR. Organizou mais de 60 eventos científicos internacionais e pertenceu ao Comité de Programa de mais de 300 eventos científicos. É autor de mais de 400 publicações em conferências e revistas internacionais (indexadas no SCOPUS ou ISI Web of Knowledge).

  • Manuela Veloso
    Manuela Veloso

    Manuela Veloso é licenciada e mestre pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, e mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Boston e mestre e doutora em Ciência da Computação pela Carnegie Mellon University. É Diretora do J.P. Morgan AI Research, que realiza investigação fundamentaç em áreas de relevância central para serviços financeiros, incluindo mineração de dados e criptografia, machine learning, explicabilidade e interação humano-IA. O J.P. Morgan AI Research faz parceria com equipas de análise de dados aplicadas em toda a empresa, bem como com instituições académicas líderes em todo o mundo.
    Pertenceu à Carnegie Mellon University como Professor da Universidade Herbert A. Simon na Escola de Ciência da Computação e ex-diretora do Departamento de machine Learning. Liderou investigação em IA, com foco na robótica e machine Learning, tendo investigado e desenvolvido uma variedade de robôs autónomos, incluindo equipas de robôs de futebol e robôs de serviços móveis. A suas equipas de futebol de robôs foram campeões mundiais da RoboCup diversas vezes, e os robôs móveis CoBot navegaram de forma autônoma por mais de 1.000 km em edifícios universitários.
    É ex-presidente da AAAI (Associação para o Avanço da Inteligência Artificial) e cofundadora, curadora e ex-presidente da RoboCup. Foi reconhecida com diversas homenagens, inclusive sendo Fellow da ACM, IEEE, AAAS e AAAI. Recebeu vários prémios de melhor artigo, a Cátedra Einstein da Academia Chinesa de Ciências, o Prémio de Investigação de Agentes Autônomos ACM/SIGART, um Prémio de Carreira NSF e a Medalha Allen Newell de Excelência em Investigação.

Voltar ao topo