Webinar O consumidor no século XXI: algumas abordagens

No âmbito do Projeto do IJP do “Grupo Pessoas” Direito do Consumidor: Novas Abordagens na Economia Digital, vai realizar-se o Webinar O consumidor no século XXI: algumas abordagens, no dia 29 de novembro de 2023, das 14:30h às 19:00h.

Entrar Zoom Reunião: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91668209834?pwd=cmpKUWtDbFhoTndDRFQ4M3d3Wklxdz09
ID da reunião: 916 6820 9834 Senha: 080670

Acesso livre. Inscrição obrigatória para efeitos de emissão de certificado digital.

Consulte aqui o programa.

  

Data

Nov 29 2023
Expirado

Hora

14:30

Local

Universidade Portucalense

Organização

Projeto Direito do Consumidor - IJP

Oradores

  • Ana Paula Guimarães
    Ana Paula Guimarães
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Doutora em Ciências Jurídico-Criminais. Docente de Direito Penal e Processo Penal na Universidade Portucalense. Investigadora Integrada do Instituto Jurídico Portucalense, no Grupo de Investigação “Pessoas”.

  • Maria Dolores da Silva e Sousa
    Maria Dolores da Silva e Sousa
    Vice-Presidente do Tribunal da Relação do Porto e Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação do Porto

    Vice-Presidente do Tribunal da Relação do Porto e Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação do Porto

  • Diana Leiras
    Diana Leiras
    Professora Adjunta Convidada do IPCA e Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Doutora em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Adjunta Convidada do IPCA e Professora Auxiliar Convidada da UPT. Investigadora do Instituto Jurídico Portucalense. Formadora da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. Solicitadora.

  • Tiago Pimenta Fernandes
    Tiago Pimenta Fernandes
    Professor Adjunto do ISCAP e da UPT; Investigador do IJP

    Doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciado e mestre pela Escola de Direito do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, onde concluiu também uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. É Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Professor Auxiliar da Universidade Portucalense, Infante D. Henrique.
    Coordenador da Pós-Graduação em Direito do Consumidor da Universidade Portucalense, Infante D. Henrique. Advogado e formador da Ordem dos Advogados.

  • Ana Rita Alfaiate
    Ana Rita Alfaiate
    Professora Auxiliar da FDUC e da UPT

    Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição onde se licenciou (2004), fez mestrado (2009) e doutorou (2016). É também Professora Auxiliar da Universidade Portucalense. É investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e do Centro de Direito da Família da mesma Faculdade. É membro da Direcção do Centro de Direito da Família, membro do Conselho Redactorial e Secretária Científica da Lex Familiae, membro da Comissão Organizadora da Bienal de Jurisprudência em Direito da Família e full member da International Society of Family Law e da Association Internationale de Droit Pénal. Publicou o livro A relevância penal da sexualidade dos menores, co-coordenou a Anotação ao Regime Jurídico do Processo de Adopção e é autora de diversos capítulos de livros e artigos científicos. Tratou, na sua dissertação de doutoramento, O problema da responsabilidade penal dos inimputáveis por menoridade. As suas áreas de interesse são o direito penal, o direito da família, o direito das sucessões e o direito das crianças e jovens.

  • Fernanda Rebelo
    Fernanda Rebelo
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Pós-Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca; Doutora em Direito pela Universidade Portucalense; Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Docente no Departamento de Direito da UPT. Investigadora integrada do Centro de Investigação Instituto Jurídico Portucalense (IJP); Coordenadora do Grupo de Investigação “PESSOAS” e Membro da Comissão Diretiva do IJP; Investigadora responsável do Projeto do IJP designado “Direito do Consumidor – Novas Abordagens na Economia Digital”. Coordenadora da Pós-Graduação sobre Direito do Consumidor. Editora-Adjunta da Revista Jurídica Portucalense. Docente em Seminários sobre “Proteção do consumidor nos contratos a distância, em especial contratos eletrónicos” no 3.º Ciclo de Estudos em Direito e em UCs de Direito do Consumidor no 2.º Ciclo de Estudos em Direito, ambos na UPT. Autora de publicações nas áreas de lecionação e de investigação.

  • Lurdes Varregoso Mesquita
    Lurdes Varregoso Mesquita
    Professora da UPT e P.PORTO; Investigadora do IJP

    Doutora em Direito. Professora Adjunta do Politécnico do Porto. Professora Auxiliar do Departamento de Direito da Universidade Portucalense. Investigadora e Coordenadora do Grupo de Investigação em Direito Processual do Instituto Jurídico Portucalense. Participação em projectos de investigação europeus, assim como publicação de monografias, capítulos em livros e artigos científicos, na área do Direito Processual Civil e da Resolução Alternativa de Litígios.

  • João Vasco Loureiro
    João Vasco Loureiro
    Advogado, Mediador e Jurista do CICAP

    : Licenciado em Direito pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Advogado com escritório no Porto desde 2001, Jurista do Centro de Informação de Arbitragem do Consumo do Porto e Mediador inscrito na lista de mediadores de Conflitos do Ministério da Justiça.

  • Marco António Rodrigues
    Marco António Rodrigues
    Procurador do Estado Rio de Janeiro, Professor Associado da UERJ e da UNESA, Brasil

    Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Professor Associado de Processo Civil da UERJ e da UNESA, Mestre e Doutor em Direito Processual pela UERJ, Master of Laws pela Kings College London, Pós Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Advogado. Especializado em Negociação e Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto Iberoamericano de Direito Processual, da Associação Internacional de Direito Processual e do Instituto Português de Processo Civil

  • João de Sousa Assis
    João de Sousa Assis
    Professor do ISCAL; Investigador do IJP

    Doutor em Direito pela Universidade de Glasgow (Escócia), com a tese intitulada “The Law of Donation and the Market – Scottish, Portuguese and French Perspectives”. No decurso do seu doutoramento foi responsável por lecionar Direito das Sociedades Comerciais na Faculdade de Direito da Universidade de Glasgow (Escócia), prestando auxílio regular nas aulas de Direito da Concorrência, lecionadas em Portugal e no Brasil pela Senhora Professora Rosa Greaves. Desempenha atualmente funções como pró-Presidente para a Internacionalização do ISCAL – Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal), onde trabalha ainda como Professor Adjunto e regente das disciplinas de Direito Comercial, Contratos Civis e Comerciais, e Direito das Sociedades Comerciais. Adicionalmente, colabora regularmente com a Universidade de Thammasat (Tailândia) e Universidade Symbiosis Law School Pune (India), lecionando nestas instituições Direito Privado Comparado e Direito Privado Europeu. Desempenha também funções como Investigador Integrado do IJP – Instituto Jurídico Portucalense (Portugal), dedicando-se à investigação transnacional como Research Fellow no Centre for ASEAN Transnational Studies (CATS) da Faculdade de Direito da Universidade de Chiang Mai (Tailândia).

  • Rute Couto
    Rute Couto
    Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC), IPBragança

    Doutora em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciada e Mestre em Direito pela Universidade Católica do Porto. Pós-graduada em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Formada em Mediação de Conflitos, pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal. Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC).

  • Ana Filipa Claro
    Ana Filipa Claro
    Diretora de Serviços da Direção de Serviços de Direito do Consumo da Direção-Geral do Consumidor

    Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atualmente é Diretora de Serviços da Direção de Serviços de Direito do Consumo da Direção-Geral do Consumidor, tendo entre outras funções o acompanhamento do processo legislativo europeu e nacional, e a representação de Portugal/DGC no Conselho da União Europeia, bem como, noutros fóruns e grupos de trabalho europeus e internacionais, nos quais a Direção-Geral do Consumidor tem assento. Tem participado frequentemente como oradora e em representação da DGC em conferências nacionais e internacionais, bem como em ações de formação no âmbito da capacitação dos consumidores e dos operadores económicos em temas relacionados com o direito do consumo.

  • José Dinis Pinto Medeiros
    Perito no Centro Médico-Legal J. Pinto da Costa, Lda., Porto

    Mestre. Licenciado no King’s College London – University of London; Mestre em Documentoscopia y Grafología pela Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona; Perito no Centro Médico-Legal J. Pinto da Costa, Lda., no Porto.

  • Olívia de Carvalho
    Olívia de Carvalho
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Ph.D em Psicologia
    Pós-Doc em Direitos Humanos
    Investigadora Integrada no Instituto Jurídico Portucalense, IJP -Universidade Portucalense;
    Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos População, Economia e Sociedade, CEPESE – Universidade do Porto e no CIDI – Instituto Europeu de Estudos Superiores
    Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde
    Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – OPP
    Juiz Social no Tribunal de Família e menores do Tribunal de Família e Menores do Porto, da Comarca do Porto.

  • Maria João Mimoso
    Maria João Mimoso
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Professora Associada, Doutorada, Mestre e Licenciada em Direito. Ao longo da sua carreira de docente do Ensino Superior, integrou várias vezes órgãos científicos e pedagógicos. Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Ciência Jurídica Forense da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. A investigação que desenvolve, no Instituto Jurídico Portucalense – IJP, centra-se na contratação comercial, nacional e internacional, arbitragem nacional e internacional. É arbitro na arbitragem de consumo e comercial.

  • Isa Pinto Pereira
    Isa Pinto Pereira
    Doutoranda FDUC e Professora do ISCET

    Docente do Ensino Superior; Doutoranda em Direito (especialização em Direito Civil) na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Investigadora integrada do Centro de Investigação Instituto Jurídico Portucalense (IJP), no grupo “Pessoas”. Mestre em Direito – Especialização em Ciências Jurídico-Administrativas e Tributárias, pela Universidade Portucalense. Pós-graduação em Direito dos Contratos e do Consumo, pelo Centro de Direito do Consumo (CDC) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Solicitadora de profissão. Conciliadora do SISPACSE (Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento). Autora de várias publicações e artigos científicos.

  • Maria Emília Teixeira
    Maria Emília Teixeira
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Professora Auxiliar do Departamento de Direito da Universidade Portucalense, Investigadora do Instituto Jurídico Portucalense, Advogada

  • Felipe Torrão
    Felipe Torrão
    Professor da Universidade Cândido Mendes, Brasil

    Mestre em Ciências Juridicas Forenses (Universidade Portucalense). Especialista em Direito de Família (Puc-Rj) e em Direito Criminal, Processo Penal e Criminologia (Universidade Cândido Mendes) Atualmente Professor de Prática Jurídica Cível, Direito de Família e Lógica e Argumentação (Universidade Cândido Mendes).

  • Ana Clara Amorim
    Ana Clara Amorim
    Professora da UPT; Investigadora do IJP

    Professora Auxiliar da Universidade Portucalense. Investigadora integrada do Instituto Jurídico Portucalense. Doutora em Ciências Jurídicas Privatísticas pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Membro do Gabinete Técnico-Jurídico da Auto Regulação Publicitária. Desenvolve investigação sobretudo nas áreas do Direito da Publicidade e da Concorrência Desleal.

  • Susana Almeida
    Susana Almeida
    Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC), IPLeiria

    Doutora em Direito Privado (2011) pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca. Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas (2007) e Licenciada em Direito (2000) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora Coordenadora do Departamento de Ciências Jurídicas Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, sendo igualmente Presidente do Conselho Pedagógico desta escola. Coordenadora do Polo de Leiria do Instituto Jurídico Portucalense (2022 até à presente data) e investigadora deste polo, integrando o Grupo Pessoas. Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (2021 até à presente data). Integra a Bolsa de Formadores da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução na área do Direito do Consumo. Tem como áreas de interesse a tutela do consumidor na transição ecológica e na transformação digital, bem como a proteção da família à luz da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

  • António Sérgio Silva
    António Sérgio Silva
    Diretor Executivo do Centro de Informação e Arbitragem do Porto/Tribunal Arbitral de Consumo (CICAP)

    Curso de Direito (Universidade Católica Portuguesa) – anos 1988/1993. Data de conclusão: 29 julho de 1993. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses, desde novembro de 1995. Jurista do Centro Informação Consumo e Arbitragem do Porto (1995 até junho de 2023). Diretor Executivo do Centro Informação Consumo e Arbitragem do Porto/Tribunal Arbitral de Consumo (de julho 2023 até ao presente).

  • Rita Prior Soares
    Rita Prior Soares
    Coordenadora da Área de Inovação e Políticas de Pagamentos do Departamento de Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal

    Coordenadora da Área de Inovação e Políticas de Pagamentos do Departamento de Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal. Tem participado nos desenvolvimentos operacionais e regulamentares em matéria de pagamentos, como a transposição da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (DSP2), a disponibilização de soluções de pagamentos imediatos e de outros serviços de pagamento inovadores e, ainda, a investigação sobre a eventual emissão do euro digital. Assegura também a coordenação operacional do Portugal Finlab, o canal de comunicação entre entidades inovadoras em projetos Fintech e as autoridades de supervisão do setor financeiro em Portugal.

Voltar ao topo